Segurança, comodidade e economia.

No post de hoje, vamos conversar sobre algumas dicas que vão poupar sua viagens de alguns perrengues e, talvez, salvar sua vida em certas situações.

Já salva esse post para reler em suas próximas viagens.

AIRTAG COMO RASTREADOR DE MALA E PESSOAL

Passar um longo período organizando uma viagem e ter a frustração de perder sua mala é um dos maiores medos de todos os viajantes.  

O rastreador que foi desenvolvido para ser usado em chaveiros, animais de estimação, veículos etc., se tornou um excelente localizador de bagagem. 

Embora existam outros aparelhos similares no mercado, considero a airtag como a melhor opção levando em conta seu custo-benefício (não é publicidade). Isso porque, o sistema de localização funciona praticamente em todo o planeta e a comodidade de acompanhar sua mala em tempo real é simplesmente incrível. 

Imagina sua mala ser extraviada e você usar essa informação, inclusive, para auxiliar a empresa aérea na devolução mais ágil da sua bagagem. Ótimo, não é mesmo? 

Para os viajantes mais ansiosos, esse dispositivo vai permitir uma viagem ainda mais tranquila.

Além disso, a airtag pode ser usada como um rastreador pessoal, especialmente, para os viajantes solos. E eu, como mulher viajante já fiz isso algumas vezes.

E é muito simples!

A airtag é um item bastante discreto e você pode usar junto ao corpo. Nesse caso de segurança pessoal eu não recomendo que você deixe ela na sua bolsa, por exemplo.

Uma forma bastante interessante é colocar ela no lado de dentro da sua vestimenta, de forma que ela fiquei imperceptível e também não fique desconfortável.

Se possível, antes da sua viagem, converse com um familiar ou amigo próximo que tenha celular da Apple e faça o “pareamento” da sua airtag nesse aparelho e combine com essa pessoa um limite de tempo incomunicável, ou seja, caso você fique mais de 24 horas sem dar notícias sobre sua situação na viagem, sua localização pode ser acessada e, inclusive, usada para pedir ajuda aos órgãos de segurança pública.

O mesmo vale, por exemplo, para pais que desejam e/ou precisam deixar seus filhos viajarem desacompanhados. É um excelente mecanismo de segurança e tranquilidade.

Airtag

USE CADEADO COM CORDÃO DE AÇO PARA PROTEÇÃO DA SUA BAGAGEM

Aumenta a cada dia os casos de pessoas envolvidas no chamado “golpe da cesárea”.

Além de furtos de itens dentro da bagagem, já imaginou ser detido por conta de algum produto ilícito encontrado na sua mala, principalmente, se estiver viajando para outro país? Ninguém deseja que isso aconteça com nenhum viajante! 

Por isso, essa dica é tão indispensável e deve obrigatoriamente ser adotada por você.

O uso dos cadeados com cordão de aço impede que qualquer pessoa manuseie o zíper da sua mala, fazendo com que ela passe longe dos olhos de pessoas maliciosas. 

E, fica uma dica ainda mais importante, não recomendo que você use as presilhas de plástico (conhecidas por alguns como “enforca gato”) como recomenda algumas páginas. Isso porque o lacre de plástico pode ser facilmente rompido e substituído por novos após a adulteração da sua bagagem.

Modelo ideal de cadeado na imagem abaixo:

Dicas práticas que vão salvar a sua viagem (e talvez sua vida). » Plus Milhas

USANDO CARTÃO WISE NOS PAÍSES EM QUE NÃO HÁ MOEDA LOCAL CADASTRADA

Muito se fala sobre o uso do cartão global da Wise e, particularmente, sou apaixonada pela comodidade e segurança que ele oferece nos momentos de efetuar o pagamento dos seus gastos em viagens internacionais. 

Entretanto, você sabe como usar esse cartão nos países em que não há moeda local cadastrada na plataforma? 

Durante a minha viagem pelo Peru em 2023 pude experienciar na prática o desespero de uma viajante que, somente durante a viagem, descobriu que a moeda peruada (soles peruanos) não estava cadastrada na plataforma global e que por essa razão ela não poderia transferir dinheiro para essa carteira nacional. Estávamos fazendo uma refeição em um local bastante afastado e ela, ao tentar efetuar o pagamento da consumação, encontrou esse obstáculo. 

Ao notar que eu havia conseguido fazer o pagamento usando o cartão da Wise, enquanto ela tinha dificuldade, pude ajudá-la. Na oportunidade, eu observei que muitos outros viajantes não conheciam esse simples mecanismo e a maioria dos conteúdos da internet não falam especificamente sobre isso. 

E é bastante simples!  

Basta deixar seu dinheiro na carteira de dólar americano.

Mesmo que o país que você esteja conhecendo não tenha carteira habilitada na plataforma, o dólar é uma moeda global e, sempre que você tiver valor disponível nessa carteira, no ato de pagamento, a operadora de cartão fará o débito automaticamente do valor em dólar disponível na conta, ou seja, ele converte instantemente o valor informado de compra da moeda local para dólar e faz a compensação do pagamento. 

Simples assim! 

SAQUE DINHEIRO SEM PAGAR TAXA

Agora que você já sabe como usar seu cartão Wise em todos os países, quero te ensinar a sacar dinheiro usando esse mesmo cartão, sem pagar taxa de saque. 

Você sabia que alguns caixas eletrônicos podem cobrar até 10 dólares de taxa por saque realizado. Então pega essa dica que vai facilitar sua viagem e te ajudar a economizar bastante dinheiro. 

Ao invés de sacar dinheiro no primeiro caixa eletrônico que você encontrar, baixe o aplicativo “ATM FEE SAVER”, com ele você vai encontrar todos os caixas eletrônicos disponíveis na localidade em que você estiver com a indicação do valor da taxa de saque em cada um deles, assim você pode escolher aquele que tem taxa zero e, economizar muito, fazendo seu saque na moeda local.  

BAIXE MAPA OFFLINE DO SEU ROTEIRO DE VIAGEM

Todo viajante sabe a dificuldade que é usar o maps em algumas regiões, especialmente, naquelas mais afastadas em que a internet não funciona adequadamente. 

Se você quer ter a segurança de poder se locomover e se localizar com facilidade, independente do serviço de internet local, crie os mapas offline dos seus locais de viagem. Você pode tanto criar um mapa único, se o seu roteiro envolver uma extensão territorial menor, quanto criar vários mapas, com todos os seus roteiros de viagem. 

Essa dica permite que você tenha GPS em tempo real, mesmo quando não tiver internet. 

 

USE O GOOGLE TRADUTOR OFFILNE

Seguindo a mesma dinâmica da dica anterior, o objetivo aqui é facilitar sua comunicação. 

Em viagens internacionais, principalmente, é comum que, até para as pessoas com fluência no idioma local, alguns obstáculos possam surgir. 

Usar o google tradutor offline permite que você se comunique sem se preocupar com a conexão de internet. 

Com o google lens, por exemplo, você pode traduzir textos de cardápios, placas, rótulos de produtos etc. Basta aproximar a câmera do celular e esperar pela tradução em tempo real. 

TENHA OS SEUS PRINCIPAIS DOCUMENTOS SALVOS EM “NUVEM”

Essa é outra dica que pode salvar sua viagem no caso de alguém imprevisto. 

Muitos viajantes vivem experiências desagradáveis com furtos de bolsas e/ou celulares ou extravio. 

Os documentos salvos de maneira digital podem minimizar os danos em uma situação como essa. 

Mesmo que você não queira usar plataformas como o Notion para armazenar seus dados e documentos, recomendo que você, pelo menos, digitalize seus principais documentos que serão necessários na viagem (passaporte ou outro documento de identificação com foto; tickets de viagem; comprovante do seguro viagem, cartões etc.) e envie para você mesmo por e-mail. 

Assim, seus documentos ficarão disponíveis para serem acessados em caso de emergência. 

VOO CANCELAMENTO OU ATRASO PROLONGADO: PEÇA SUA “DECLARAÇÃO DE CONTINGÊNCIA”

Ninguém gosta de ter seus planos frustrados, certo? Mas, sabemos que alguns imprevistos podem acontecer, seja por questões climáticas (ou apagões cibernéticos, como temos visto), problemas técnicos, problemas operacionais ou overbooking, alguns voos sofrem atrasos prolongados ou podem ser até mesmo serem cancelados. 

O mais importante é conhecer seus direitos como viajante. 

A declaração de contingência é um documento oficial que deve ser obrigatoriamente emitido pela companhia aérea quando solicitado pelo passageiro (caso não seja disponibilizada voluntariamente). Nele estão as informações sobre o passageiro, sua viagem (como data/hora, partida/destino) e os motivos pelos quais o voo sofreu um longo atraso ou foi cancelado. 

Esse documento permite que você exija que seus direitos como passageiro sejam observados (tais como reacomodação em outro voo, hospedagem e alimentação por conta da empresa aérea, reembolso da passagem etc.) e até mesmo para eventuais compensações financeiras ou acionamento dos órgãos judiciais de proteção ao consumidor. 

TENHA UMA NECESSAIRE COM ITENS DE PRIMEIROS SOCORROS E REMÉDIOS DE USO COMUM

Apesar de parecer simples, essa é uma dica que nem todos os viajantes observam e que pode salvar sua viagem. 

Durante seus passeios você pode se machucar e precisar de curativos ou até mesmo de um medicamento digestivo para o caso da comida local não te cair bem. 

Esses itens básicos de primeiros socorros (sempre levo band aid e rifocina) ou remédios de uso comum (dor de cabeça, indigestão, mal-estar) vão te trazer mais tranquilidade e comodidade durante a viagem.

Lembrando que, para medicamentos de uso controlado, consulte as regras de controle sanitário do seu destino (principalmente em viagens internacionais) e leve contigo sempre o receituário médico.

NADA É MAIS VALIOSO DO QUE A SUA VIDA E SUA INTEGRIDADE FÍSICA

Sabemos que viajar é uma das experiências mais transformadoras que uma pessoa pode vivenciar.

E esse tópico não tem a intenção de instalar medo em você.

Pelo contrário, minha intenção é fazer com que você esteja preparado(a) para identificar situações que podem colocar sua segurança e/ou integridade física em perigo e permitir que você tenha experiências tranquilas e seguras viajando.

  1. Prefira os meios “oficiais” de serviços: cuidado com pessoas que oferecem serviços de turismo, transporte, hospedagem etc. de maneira muito informal. Geralmente, o diferencial que eles usam para chamar nossa atenção e atrair as pessoas é o preço do serviço oferecido. Cuidado! O barato pode acabar custando muito.
  2. Na dúvida, minta: Cuidado ao expor suas informações pessoais para estranhos. Na dúvida, quando não se sentir seguro(a), minta. Sobre estar acompanhado, sobre seu destino etc.
  3. Esteja atento(a) a abordagens excessivamente amigáveis, pedidos de ajuda repentinos e ofertas suspeitas; Confie no seu instinto, ele dificilmente te engana.
  4. Se você vai fazer uma viagem internacional, decore o número de emergência daquele país, tais como nº 190 no Brasil: é muito importante, caso você esteja em uma viagem internacional, que você saiba o código de discagem de emergência local.
  5. Desconfie de estabelecimentos e/ou pessoas que façam perguntas pessoais do tipo: “tem problemas de saúde, toma remédio controlado, fuma, ingere bebida alcoólica, tem tatuagens etc.”: esses não são questionamentos habituais de serem feitos. Desconfie se essas perguntas forem feitas. Isso, infelizmente, pode sinalizar para o caso de pessoas ou estabelecimentos mal-intencionados que “observam” potenciais vítimas de tráfico de pessoas. Use a mesma dica descrita acima, minta se for necessário.

DÊ UM PLUS:

O que a gente quer mesmo é aprender a viajar de maneira econômica e estratégica e realizar cada dia mais nossos sonhos ao lado das pessoas que amamos. 

Na Plus Milhas você aprende a usar seu cartão de crédito ao seu favor; acelerar o acúmulo de pontos e milhas; ter acesso às melhores salas VIP do mundo e a descobrir como encontrar passagens de classe executiva pelo preço da econômica. 

Faça parte da comunidade Plus Milhas

Está gostando dos artigos que eu tenho compartilhado com vocês leitores da Plus?

Te convido a acompanhar os bastidores dessas viagens e aventuras no meu Insta.

Vem viajar comigo: https://www.instagram.com/jaquelinerpacheco/

E se você não quer perder as melhores dicas sobre o mundo das milhas, siga a Plus Milhas no Instagram: https://www.instagram.com/plus.milhas/