São Paulo é uma cidade imensa e com tantas boas opções à disposição pode ficar difícil escolher o que fazer em um curto espaço de tempo.
Nesse post você encontra um roteiro para uma viagem de 02 dias pela capital paulista, com dicas de quem está sempre por lá e que vai te ajudar a ter uma experiência incrível e em pouco tempo.
Diferente da maioria dos guias curtos de viagem por São Paulo, esse roteiro não vai elencar uma lista enorme de atividades, mas sim passeios que podem ser feitos com calma (ainda que você tenha pouco), sem tanta correria, apenas para “dar check” nos pontos turísticos.
Aproveite esse roteiro que pode ser feito tanto durante a semana, quanto nos finais de semana.
Primeiro dia de passeio
Seu primeiro dia de passeio começa pela manhã no Mercado Municipal de São Paulo.
O mercadão é um marco na história de São Paulo. Ele tem passado por um processo de revitalização recentemente e vale muito a pena sua visita.
Passeie pelas barracas, experimente as frutas que os vendedores costumam oferecer (prove a tâmara com morango, é sensacional) e suba até a área gourmet.
É aqui no mercadão que você vai encontrar o famoso sanduíche de mortadela de São Paulo. Ele é enorme, então se você deseja experimentar, recomendo que não tome café da manhã.
Vale a pena experimentar o bolinho de bacalhau. As porções pequenas servem bem como aperitivo para 02 pessoas e são uma ótima opção para provar os petiscos preparados pelos restaurantes do mercado.
Enquanto come, aproveite a vista panorâmica do mezanino na área superior, observe as pessoas trabalhando e a vida local acontecendo. O mercadão tem “aquele ar” de grandes feiras, com uma energia vibrante e calorosa. Observe também a belíssima arquitetura do prédio, incluindo a disposição impecável dos vitrais coloridos nas paredes superiores.
A visita ao mercado municipal é uma explosão de aromas, cores e sabores. Ver o corre-corre dos feirantes e a forma vibrante como as pessoas estão ali trabalhando nos dá um sentimento quase que de nostalgia, como se estar lá, nos fizesse lembrar de algo bom do passado.
Sempre que penso nas minhas idas ao mercadão, por algum motivo, lembro da letra da música de Rita Lee: (…) Tem lugares que me lembram minha vida, por onde andei. As histórias, os caminhos o destino que eu mudei (…) …
Por lá você vai encontrar uma infinidade de frutas, temperos, vinhos, queijos etc. e, caso tenha espaço na mala, vale a pena escolher alguns produtos locais para levar para casa.
O mercado municipal está localizado na região central de São Paulo, bem próximo da rua 25 de março, Praça da Sé etc.
Embora eu considere o mercadão um local tranquilo e seguro para o seu passeio, não recomendo que você se aventure muito para fora da área do mercado. Essas outras regiões costumam ter pouca segurança, muito fluxo de pessoas, com altos índices de furtos e até assaltos (e bastante moradores de rua), então sugiro que você tenha muito cuidado se decidir explorar esses outros lugares.
Essa parte do passeio você provavelmente faça durante a manhã.
Então é hora de seguir para o nosso próximo destino.
Mas antes, que tal fazer parte da melhor comunidade de milheiros e aprender a viajar barato: Comunidade Plus Milhas
Bairro da Liberdade
Bem-vindo a maior comunidade de cultura japonesa fora do Japão.
A Liberdade é um bairro que conta muito sobre a imigração japonesa e a história do Japão. A diversidade étnica e a impressionante influência oriental fazem desse bairro um ponto turístico imperdível em São Paulo.
E, se assim como eu, você gosta de cultura asiática, esse passeio é simplesmente perfeito para você.
Saindo do mercado municipal e indo em direção ao Bairro da Liberdade, caso você esteja usando um carro por aplicativo, sugiro que seu ponto de desembarque seja na Rua Galvão Bueno, próximo a Torre Torii (monumento que marca a parte principal do bairro).
De lá você pode ir caminhando em direção a Praça da Liberdade, onde acontece a feira da liberdade aos sábados e domingos.
Acredite, ao longo do seu passeio, serão muitas paradas. O bairro conta com muitas lojas, restaurantes, mercados e cafés, além de paredes e muros com pinturas que fazem referência à história e a arte japonesa.
Na Liberdade você sempre encontra algum artista de rua que tira fotos polaroides (aquelas fotos fofos instantâneas) como lembrança. Vale a pena levar esse registro para casa.
Considerando que você vai andar bastante por aqui, tanto seu almoço, quanto seu jantar poderão ser feitos por aqui mesmo, opções não vão faltar.
A rua Thomaz Gonzaga possui uma infinidade de opções para você saborear o melhor da culinária asiática e outra boa opção são os restaurantes da rua da Glória.
No meio da tarde, considere fazer uma paradinha e tomar pelo menos um café na 89 Coffee Statiton, uma cafeteria com estilo norte-americano e que conta com cadeiras na janela lateral com uma boa vista das ruas do bairro, onde você pode descansar com tranquilidade.
É na Liberdade que está localizada a famosa cafeteria chinesa We Coffee, marcado conceito cafeteria boutique, o espaço promete uma verdadeira experiência aos clientes. Mas, esteja preparado, as filas lá costumam ser enormes.
Entre nas lojas e galerias, observe o quanto cada detalhe tem uma boa história para contar.
Apesar de o bairro ter se tornado um lugar turístico em São Paulo, a Liberdade é um bairro residencial ocupado predominante por imigrantes japoneses e seus descentes. É uma boa oportunidade pra visualizar como pode ser a vida na Ásia.
A Liberdade possui uma infinidade de restaurantes, desde os mais simples e aconchegantes com comida caseira asiática, até outros bem modernos e intimistas, então você terá boas opções para fazer uma excelente refeição e encerrar seu dia.
Se precisar de algumas sugestões:
- Sukiyaki House: restaurante delicioso de comida típica japonesa que fica na rua da Glória.
- Cho Sun Galbi: restaurante incrível para você comer um tradicional churrasco coreano. É uma experiência bem bacana. Também está localizado na rua da Glória.
- E, caso você queira experimentar a perfeita combinação de burguer e comida asiática, escolha o restaurante Ishibowls, que fica na rua Thomas Gonzaga.
Sou apaixonada pelo lámem dos restaurantes da Liberdade.
Segundo dia em São Paulo
Outro corredor cultural da capital Paulista, no segundo dia de passeio, vamos até a Avenida Paulista, conhecer esse importante ponto da cidade.
Aos domingos a avenida é fechado para o tráfego de veículos e destinada exclusivamente aos pedestres, o que torna o passeio ainda mais agradável, com muitos artistas de rua, feirinhas, música etc.
Além disso, boa parte dos pontos visitadas na Avenida Paulista são gratuitos.
Comece o seu passeio pela Japan House, um prédio muito bonito e que sempre conta com alguma atração (arte, música, cultura, ciências etc.) para visitação.
Atravessando a rua você estará na Casa das Rosas, um parque bem aconchegante, bonito e arborizado para você passear com tranquilidade e ótimo para tirar fotos.
Caminhando um pouco você vai conhecer o SESC Paulista, famoso pelo rooftop, um mirante com vista panorâmica da cidade, onde você pode aproveitar para tirar foto e curtir alguns minutos na cafeteria do prédio. Lembrando que, para conhecer o mirante do SESC Paulista você deverá fazer uma reserva pelo próprio aplicativo do SESC.
Em seguida, você pode conhecer o Instituto Itaú Cultural, que sempre conta com exposições incríveis.
Continue caminhando pela avenida e, caso você goste de livrarias, vale a pena conhecer a Livraria Martins Fontes, com muitas opções de livros, incluindo em língua estrangeria.
Ao longo da sua caminhada pela rua, você vai encontrar cafeterias bem interessantes e que valem a pena alguns minutinhos de descanso.
Se você gosta de novas experiências gastronômicas durante suas viagens, visite no almoço o restaurante Sabah, que fica dentro da Galeria Club Homs, um restaurante de comida árabe que vale a pena provar. Agora se você gosta de comida no estilo fast food, na Avenida Paulista está localizado o Méqui mil, a milésima unidade do McDonald’s no Brasil, a loja fica em um casarão tradicional restaurado e é um espaço bastante instagramável.
Durante seu passeio pela Avenida Paulista, você precisa conhecer um dos cartões postais de São Paulo. O MASP – Museu de Artes de São Paulo, considerado o museu mais importante do Hemisfério Sul. Seu acervo conta com obras e exposições mundialmente famosas.
Agora, se você não abre mão daquele passeio no Shopping durante seus viagens ou até mesmo se precisar de estacionamento, na avenida Paulista está localizado o Shopping Cidade São Paulo.
Já finalizando seu dia de passeio, você vai conhecer o IMS – Instituto Moreira Sales, com belas exposições de fotografia e um mirante para registrar aquela foto de recordação do passeio pela Paulista.
Para finalizar sua estadia com “chave de ouro” por São Paulo, essa dica é uma opção incrível para o final de tarde e a noite do último dia.
Localizada na Rua Augusta, a Villa San Pietro remete a uma verdadeira viagem pela Europa.
Com uma arquitetura e decoração típicas das vilas europeias, esse espaço gastronômico conta com restaurantes aconchegantes, empórios bem intimistas e é uma excelente opção para encerrar o dia comendo uma saborosa comida acompanhada de um bom vinho para relaxar e conversar.
Se você achou que ainda dá tempo de conhecer outros pontos turísticos durante esses 02 dias, outras boas opções são o Museu do Ipiranga, o Parque Ibirapuera, o Farol Santander, a Pinacoteca e a Vila Madalena (Beco do Batman).
São Paulo é uma cidade vibrante e com muita diversidade, sempre parece que “o mundo cabe em Sampa”, a cidade tem muito de tudo para oferecer.
Aproveite a capital Paulista e não deixe de conhecer outros pontos turísticos da cidade em novas oportunidades.
NOSSO TREINAMENTO
Aqui na Plus Milhas, você vai encontrar um treinamento completo com os seguintes tópicos:
- Aprender a usar o cartão de crédito ao seu favor;
- Acelerar o acúmulo de pontos e milhas;
- Ter acesso às melhores salas VIP do mundo;
- Descobrir como encontrar passagens de classe executiva pelo preço da econômica.
Tudo isso e muito mais. É um conteúdo de altíssima qualidade que vai te fazer voar bem mais, pagando bem menos. Clique aqui para maiores informações.