Dicionário essencial de termos e expressões no universo das milhas aéreas.
Aadvantage
É o programa de fidelidade da companhia aérea norte-americana American Airlines.
Acúmulo orgânico
O acúmulo orgânico refere-se à obtenção de pontos sem gastos adicionais, como no uso habitual do cartão de crédito ou através de compras previamente planejadas que permitem juntar pontos de programas de fidelidade.
Alianças aéreas
São grupos de empresas aéreas que reconhecem os benefícios de um passageiro frequente de outra companhia parceira. As três principais alianças são Oneworld, Star Alliance e Sky Team.
ALL Accor Live Limitless
É o programa de fidelidade dos hotéis da rede Accor, como Ibis, Novotel e Mercure. Funciona com base nos pontos, que podem ser acumulados com hospedagens, transferências de outros programas ou através da assinatura do clube ALL Signature.
Anuidade
É a tarifa cobrada pelos emissores de cartões (bancos e fintechs) devido a utilização do serviço. Normalmente, quanto mais benefícios o cartão oferece, maior é a anuidade associada.
Azul Fidelidade
É o programa de fidelidade da Azul. Além de resgatar passagens da Azul, os pontos do Azul Fidelidade também podem ser usados para emitir bilhetes com outras companhias parceiras através do Azul Pelo Mundo, como a Turkish, United, Copa Airlines, entre outras.
Cartões co-branded
Os cartões co-branded são emitidos em parceria entre uma empresa, como uma companhia aérea e uma instituição financeira. Ao utilizar esses cartões, você acumula milhas diretamente no programa da companhia aérea. Um exemplo é o cartão Banco do Brasil Smiles Visa Infinite Aqui a pontuação acontece diretamente no programa de milhas Smiles.
Cashback
Cashback é o retorno de parte do investimento ao consumidor. É comum em algumas compras quando as empresas oferecem parte do dinheiro de volta.
Check-in
É o processo de confirmação da sua presença no voo, fornecendo qualquer informação adicional necessária. Em alguns casos é possível selecionar o seu assento. Sem o check-in, não é possível viajar. Essa expressão também se aplica a hotéis.
Check-out
É o momento em que você está finalizando a sua estadia no hotel para seguir viagem ou voltar para casa.
Classe de reserva
Está associada ao valor da passagem. As empresas dividem cada cabine de um voo em várias classes de reserva, cada uma com um preço diferente, dentro da mesma cabine.
Classe de voo
Indica em que categoria você está viajando, seja econômica, econômica premium, executiva ou primeira classe.
Clube
Os clubes são serviços de assinatura oferecidos pelos programas de fidelidade. Ao pagar uma mensalidade, você recebe uma quantidade determinada de pontos ou milhas todo mês, além de possíveis benefícios, como bônus adicionais em compras e transferências, e até mesmo upgrades de status nos programas das companhias aéreas.
Companion Pass
É um benefício disponibilizado por alguns programas de milhagem, que permite a emissão de duas passagens pelo custo de apenas uma. Isso é possível utilizando os pontos ou milhas acumulados por um único passageiro. É importante notar que taxas e serviços são pagos para os dois passageiros.
Conexão
O termo conexão é utilizado para indicar que, durante uma viagem, haverá troca de aeronave em um aeroporto intermediário antes de chegar ao destino final. Por exemplo, em uma viagem de Porto Alegre para Salvador, o cliente faz conexão em São Paulo, ou seja, troca de aeronave.
Conversão / Proporção / Paridade
São termos normalmente utilizados ao tratar do acúmulo de milhas ou transferência entre diferentes programas. Geralmente são representados como 10:1, 6:1 ou 1:1, onde o primeiro número indica a quantidade de milhas e o segundo a quantidade de pontos. Por exemplo, uma conversão de 6:1 significa que 6 milhas de um programa podem ser convertidas em 1 ponto de outro programa. Quando for uma compra bonificada com acúmulo de pontos, pode representar 10 pontos a cada R$ 1 gasto (10:1).
Custo por milheiro (CPM)
Representa o custo para gerar um lote de 1.000 pontos ou milhas de um determinado programa. É comumente utilizado por aqueles que desejam calcular quanto gastaram na compra de pontos ou na assinatura de clubes. O cálculo varia de acordo com a transação feita para acumular essa quantidade específica de pontos ou milhas.
Downgrade de cabine
O downgrade ocorre quando, por alguma razão, a empresa aérea altera a classe de viagem para uma abaixo daquela reservada.
Early check-in
Refere-se à possibilidade de fazer check-in no hotel antes do horário padrão de entrada, que geralmente é entre 14:00h e 15:00h. Normalmente, isso é possível para aqueles que têm status no programa de fidelidade do hotel.
EDC
Elo Diners Club
Escala
Refere-se à parada em um aeroporto intermediário durante uma viagem aérea, onde não há necessidade de desembarcar da aeronave.
Esfera
Trata-se do programa de fidelidade do Banco Santander, oferecendo uma conta gratuita mesmo para quem não é cliente do banco. Os pontos acumulados nos cartões emitidos pelo Santander (com exceção dos cartões Co-Branded), em seu clube e em compras de varejo são creditados na Esfera (clientes com American Express ainda podem optar por pontuar no Membership Rewards). O programa permite transferências para programas de companhias aéreas, embora com menos opções em comparação com a Livelo. Seus parceiros incluem Iberia Plus, Latam Pass, Smiles e TudoAzul.
Flatbeds
São assentos reclináveis até 180°, encontrados geralmente na classe executiva, que se transformam em uma cama. Geralmente equipados com um sistema de entretenimento a bordo e espaço privativo para proporcionar maior conforto e privacidade.
Flying Blue
É o programa de fidelidade da aliança das companhias aéreas Air France-KLM.
Hard product
Este termo se refere aos componentes fixos de um voo, como a aeronave, assentos, configuração física da cabine e quaisquer amenidades permanentes a bordo, como bar ou chuveiro.
Hub
São os principais centros de distribuição de voos das empresas aéreas. Um exemplo bem conhecido é o aeroporto de Lisboa para a Tap.
Iberia Plus
Programa de fidelidade da companhia aérea espanhola Iberia.
IOF
O IOF é um imposto aplicado em diversas transações financeiras no Brasil, como compras internacionais, operações de câmbio, empréstimos e seguros. Ele regula o mercado financeiro, controla operações de crédito e gera receita para o governo, com alíquotas variáveis conforme o tipo de operação.
K (1k, 2k, 5k, 10k)
É uma notação que representa o milhar de alguma unidade de medida. Por exemplo, 1k significa 1.000, 10k representa 10.000, e assim por diante.
Latam Pass
Programa de fidelidade da Latam.
Late check-out
Refere-se à permissão para deixar o quarto do hotel mais tarde do que o horário de check-out padrão, geralmente após às 11:00h ou 12:00h. Isso ocorre comumente para clientes com status nos programas de fidelidade do hotel.
Layover
É o período de espera entre uma conexão e outra durante uma viagem aérea.
Lista de espera
Quando um voo está lotado, as companhias aéreas criam uma lista de espera. Se houver desistências,, os passageiros da lista de espera são autorizados a embarcar no voo.
Livelo
É o programa de fidelidade do Banco do Brasil e do Bradesco. Não é necessário ser cliente desses bancos para ter uma conta na Livelo. E ainda é gratuita. Os pontos acumulados nos cartões desses bancos são creditados na Livelo. Além disso, o cartão BTG Black também permite acumular pontos na Livelo, caso seja a escolha do cliente. Pontos Livelo podem ser transferidos para diferentes programas de fidelidade de companhias aéreas e hotéis, como Latam Pass, Smiles, TudoAzul, Iberia Plus, TAP Miles & Go, ALL Accor, entre outros. A Livelo é um dos programas de fidelidade com maior base de clientes no Brasil.
Mattress run
Refere-se a se hospedar por um determinado número de noites em hotéis de uma rede específica para obter status no programa de fidelidade dessa rede.
MB
Mastercard Black.
Mileage run
Expressão comum entre os entusiastas de milhas, indica quando uma pessoa faz um grande número de voos para atingir um certo status no programa de fidelidade de sua escolha. As viagens são planejadas para obter o maior número possível de trechos qualificáveis.
Milhas / Pontos qualificáveis
São pontos ou milhas que não podem ser trocados por passagens ou produtos. Eles são contabilizados separadamente e são usados apenas para subir de categoria em um programa de fidelidade. Geralmente, são concedidos ao voar com uma companhia aérea ou com a assinatura de clubes, mas alguns programas, como o TudoAzul, permitem acumular também por meio de compras bonificadas e transferências de outros programas, embora com uma conversão menor.
Milhas resgatáveis
Moeda digital dos programas de fidelidade das companhias aéreas, que podem ser convertidas em bilhetes, prêmio, produtos, dentre outros.
Milheiro
Refere-se a um agrupamento de 1000 unidades para quem trabalha com milhas.
No-show
Expressão usada para casos em que o passageiro não comparece para o voo. Dependendo das regras tarifárias do bilhete, o passageiro pode perder a passagem ou ter a chance de remarcá-la para uma data futura.
O milheiro
Uma pessoa que atua no mercado de milhas ou pontos de programas de fidelidade das companhias aéreas.
Open Jaw
Refere-se a bilhetes que permitem que o passageiro chegue em um destino e retorne de outro. Por exemplo, você voa de São Paulo para Lisboa e retorna para São Paulo a partir do Amsterdã.
Overbooking
Prática comum entre as companhias aéreas, ocorre quando uma empresa vende mais assentos do que a capacidade disponível.
Pontos
moeda digital dos programas de fidelidade (abastecimento, supermercado, farmácia etc) e dos bancos.
PSVI / PSMB
Porto Seguro Visa Infinite ou Porto Seguro Mastercard Black.
Reserva on hold
Situação em que uma reserva é feita, mas não é concluída. Em alguns programas, esse status pode ser mantido por alguns dias, e se a compra não for finalizada dentro desse período, a reserva é cancelada.
Resgate
Troca de pontos ou milhas por produtos ou passagens aéreas. Nesse contexto, o usuário utiliza sua pontuação para adquirir algo oferecido pelo programa, como produtos, passagens ou serviços.
Round the World (RTW)
Viagem ao redor do mundo, geralmente realizada utilizando milhas. Essa expressão é comum entre os entusiastas de milhas.
Sala VIP
Opção que oferece mais conforto e comodidade aos passageiros, principalmente quando estão aguardando uma conexão ou um voo atrasado
Skiplagging
Refere-se ao ato de abandonar uma parte da sua viagem. Por exemplo, você adquiriu uma passagem de Salvador para Porto Alegre com conexão em São Paulo. Nesse caso, você desembarca em São Paulo e opta por não embarcar no próximo trecho do voo.
Smiles
É o programa de fidelidade da Gol. Além da companhia brasileira, a Smiles também tem parcerias com mais de 50 outras companhias aéreas, como Emirates, KLM e TAP.
Soft product
Refere-se aos aspectos mais variáveis de um voo, como comida, bebidas, serviço e comodidades que não são elementos fixos de uma aeronave.
Spread
Diferença entre o preço da compra e o preço da venda de uma transação financeira.
Status em programas de fidelidade
Os programas de fidelidade oferecem diversos níveis de status, cada um proporcionando diferentes vantagens aos clientes. Para avançar de um nível para outro, é necessário acumular milhas ou trechos qualificáveis.
Status match
É quando se usa o status em um programa de fidelidade para conseguir o mesmo status em outro programa.
Stopover
Termo utilizado para descrever uma parada intermediária em sua jornada. Por exemplo, quando você viaja de São Paulo a Londres e faz uma parada de alguns dias em Porto antes de continuar sua viagem.
Sweet Spots
São oportunidades que se destacam das demais, sendo altamente atrativas devido à quantidade reduzida de pontos necessários em comparação com outras ofertas.
Tarifa Award (prêmio)
Passagens com essa tarifa são consideradas uma classe tarifária especial, geralmente com preços mais baixos em comparação com as tarifas comerciais. É como uma forma de premiar os usuários do programa de fidelidade, embora com disponibilidade limitada de assentos.
Tarifa comercial
Praticada tanto em milhas quanto em dinheiro, esta tarifa varia de acordo com o preço da passagem em dinheiro. Quanto mais cara a passagem em dinheiro, mais milhas serão necessárias para resgatá-la.
TAVI / AVI
TudoAzul Visa Infinite ou Azul Visa Infinite.
TIER
Refere-se ao nível que o cliente possui em um programa de fidelidade. Por exemplo, alguém com o status Gold Plus no Latam Pass é considerado "tier Gold Plus". Este termo é mais utilizado para descrever benefícios e diferenciações entre os diferentes níveis dentro de um programa.
TPC
American Express The Platinum Card
Trechos qualificáveis
São os trechos voados com uma empresa aérea que contam para avançar de um status para outro no programa de fidelidade, assim como as milhas qualificáveis.
Validade das milhas
Todas as milhas e pontos acumulados têm uma validade, que pode variar dependendo do status do cliente no programa ou do tipo de clube ao qual a pessoa é assinante. Em alguns programas, as milhas nunca expiram desde que o cliente continue acumulando ou gastando-as periodicamente.
VI
Visa Infinite
Voo red eye
Refere-se a voos noturnos.
Voucher
Um vale que pode ser utilizado como crédito para uma compra futura.